Nosso Fundador

A Ordem DeMolay foi fundada em 1919, em Kansas City, Missouri, por um jovem homem chamado Frank S. Land. Land era um líder comunitário, que, na idade de 28, já tinha um negócio bem sucedido como dono de restaurante.

O evento principal, que levou à fundação do movimento DeMolay foi a I Guerra Mundial. Esta foi uma época em que a nação foi pega com uma paixão e desejo de trazer a democracia para o mundo. Quando os Estados Unidos se uniram na luta contra o poder alemão, todos os recursos de homens e materiais foram derramados para o esforço de guerra. A América sofreu não só a perda de seus homens que haviam caído em batalha, mas linha de frente também. Uma resposta positiva a esta situação crítica surgiu com o desenvolvimento de muitas instituições de caridade. Frank S. Land foi selecionado para atuar como diretor da Assistência Maçônica e Emprego do Rito Escocês da Maçonaria. Esta caridade veio a ajudar centenas e centenas de famílias.

Perto do fim da guerra, sensibilizado com os problemas dos meninos que haviam perdido seus pais, ele pensou "quão solitário é para um menino não um homem para conversar, um homem para fornecer algum tipo de inspiração e direção. "Frank decidiu que havia a necessidade de uma organização onde os rapazes teriam a oportunidade de se associar com outros meninos, um lugar onde poderiam partilhar interesses comuns, responsabilidades e aprender outras habilidades que iriam beneficiá-los durante toda a sua vida. Seu modelo ideal para esta organização incluiu as empresas ou profissionais que os homens, maçons, tendo interesse nos jovens, sendo um amigo para eles, aconselhando-os, e talvez até mesmo oferecendo-lhes oportunidades de emprego.

Em março de 1919, Land reuniu-se com Louis Lower. O pai de Lower tinha morrido, deixando o rapaz sem um pai em sua vida. Land teve o tempo de ouvir Louis, aprender sobre seus sonhos, e para ajudá-lo. Ele aprendeu que outros, como Louis, procurou companheirismo, liderança, inspiração e da concorrência. Ele pediu para Louis convidar alguns amigos para uma reunião, o grupo dos nove DeMolays originais: Louis G. Lower, Ivan Bentley M., Edmund Marshall, Gorman A. McBride, Jerome Jacobson, William W. Steinhilber, Elmer Dorsey, Clyde C. Stream e Ralph Sewell. Na segunda reunião, houve um total de 31 homens jovens presentes.

O grupo precisaria de sua própria identidade e seu próprio nome. Após Frank Land ter contado a história de Jacques DeMolay, o grupo decidiu a própria denominação para esta figura histórica relacionada com alvenaria.

Até o final de 1921, Dad Land percebeu que ele tinha para dedicar a tempo inteiro a esta nova organização e tornar-se um trabalhador a tempo inteiro para DeMolay. Como os Capítulos DeMolay cresceram em número e força, a organização como um todo cresceu em prestígio. O reconhecimento oficial e aprovação pela Maçonaria começaram a dar o seu selo de aprovação para fomentar DeMolay em seus estados. Muitas organizações distinguidas subscreveram DeMolay incluindo o Grande Capítulo Geral da Royal Arch Masons, Grand Lodges, cavaleiros templários, etc.

Um consagrado campeão da Maçonaria e de seus ensinos, Land se tornaria uma figura de destaque no âmbito internacional, acabou se tornando potentado Imperial do Santuário da América do Norte. Ele contava entre os seus amigos, congressistas, governadores estaduais, estrelas de cinema e rádio, líderes militares, os líderes da indústria, dos presidentes e uma verdadeira legião de homens jovens, em sua adolescência.

O pai da organização trabalhou incansavelmente para a Ordem DeMolay até sua morte, em 8 de novembro de 1959. Centenas de outros trabalhadores dedicados ajudaram na criação e expansão da Ordem de DeMolay. Frank S. Land era o líder carismático da Ordem. Ele era verdadeiramente um grande homem, um americano orgulhoso, e uma pessoa que veio a ser conhecido por milhões, simplesmente como "Dad". A vida de Frank Land tocou, e continua a tocar geração após geração de jovens, homens jovens que continuam emulando as lições e exemplos pela qual ele viveu.

Fonte: www.demolaybrasil.org.br