Jurisdicionada à Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo

institucional - estandarte da loja


O Estandarte da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “31 de Março” – Nº 152, foi concebido pelos irmãos fundadores e recebeu fortes influências maçônicas do idealizador da Loja, seu primeiro Venerável Mestre, Irmão Friederick Capraro. O Estandarte Mede 90,0 cm de largura e de 1,30 cm de altura.

Ele está presente nas sessões da Loja Simbólica e, ocasionalmente, representa-nos em solenidades cívicas, como símbolo e insígnia da nossa identidade. É confeccionado em cetim de cor verde-mar, com franjas na cor dourada na parte inferior.

Na parte superior, há um triangulo equilátero: manifestação da Trindade Divina. Também chamado de Triângulo Fulgurante, ele representa o Supremo Criador de todas as coisas. No centro desse triangulo, cujo fundo é branco, há uma imagem do “Olho de Deus”, significando a constante vigia da Sabedoria e da Providência, que tudo observa, que tu vê e que tudo provê.

A representação desse olho destaca a íris na cor azul-médio e as pálpebras e pupila em marrom-claro. Desse Olho, como expressão do Grande Arquiteto do Universo, irradiam-se cinco fachos de Luz Branca. Logo abaixo, há uma faixa, de cor branca, contendo a inscrição latina “Fratres in Unum”, na cor marrom-médio, que significa “irmãos juntos e em unidade”, ou seja, a união e o trabalho dos obreiros, se junta à força que “Dá Luz Divina se difunde”, espalhando sabedoria, força e beleza por sobre todos os povos e continentes da terra.

No centro do Estandarte, uma imagem do planeta terra em cor azul-claro, destacando os cinco continentes, em cor marrom-médio, sendo banhado, cada qual, por um facho de luz que irradia do “olho que tudo vê”. Na parte inferior, destaque para o nome da oficina, o Oriente de Cosmópolis e a data de sua fundação 01/06/1972.