Jurisdicionada à Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo

Loja de Perfeição


As Excelsas Lojas de Perfeição têm como escopo dar continuidade dentro do grupo dos Graus denominados Inefáveis, que vai do 4º ao 14º Grau do Escocesismo, ao estudo e à prática dos ensinamentos destes graus,haja vista que sua razão de ser, constitui um aperfeiçoamento, eis que os iniciados ao 4º Grau, trazem ou deveriam trazer do simbolismo, conhecimentos valiosos que em muito auxiliarão no prosseguimento da Jornada.

HISTÓRIA:

O Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito foi fundado no Estado do Rio de Janeiro em 12 de Novembro de 1832.

Seu fundador nasceu em Salvador em 23 de Março de 1794 sendo seu nome de batismo, Francisco Gomes Brandão. Foi Senador do Império, Ministro de Estado e Visconde de Jequitinhonha, tendo mudado seu nome para Francisco Gê Acaiaba de Montezuma. Foi diplomado em direito por Coimbra, foi deputado à Constituinte de 1823, tendo sido deportado junto com José Bonifácio depois do fechamento da Constituinte.  

Tornou-se maçom na Europa e retornou do exílio em 1831.

A fundação do Supremo Conselho do Brasil, em 12 de Novembro de 1832 foi autorizada por uma patente fornecida pelo Supremo Conselho dos Países Baixos (hoje, a Bélgica), quando se encontrava exilado na Europa, para onde fora após a queda dos Andradas, em 1823.

Ele se encontrava na Europa de onde só retornou após a abdicação do Imperador Dom Pedro I, em 7 de Abril de 1831.

Quer saber mais ? Então visite o site do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito.

http://www.sc33.org.br/hist-sc33.html