Ordem Internacional do Arco-Íris Para Meninas

Assembleia Horizonte Fraterno Nº 5


A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização maçônica para a juventude com o objetivo de gerar líderes. Fundada nos Estados Unidos da América em 1922, pelo Maçom Mark Sexson. Ele sentiu a necessidade de reunir a família maçônica.

Vale ressaltar, que para uma garota se filiar, não é necessário parentesco maçônico. Na época já existiam a Ordem DeMolay e a Ordem Estrela do Oriente. mas faltavam as meninas.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização de construção de caráter para jovens entre 11 a 20 anos de idade, seu objetivo é promover a comunicação efetiva, habilidades de liderança e principalmente servir à comunidade.

Há Assembleias do Arco-Íris em diversos países, entre eles: Austrália, Filipinas, Alemanha, Canadá, Japão. Aqui no Brasil, contamos com Assembleias em São Paulo, Espírito Santo, Paraná e no Distrito Federal. 

As sete virtudes
A Ordem do Arco-Íris destaca sete virtudes (assim como os DeMolays), representadas por suas cores, estrategicamente colocadas em forma de um arco. Cada estação é representada por uma cor, e cada cor, ensina uma das sete lições do Arco-Íris:

Vermelho: É a primeira estação e representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.

Laranja: É a segunda estação e representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja de sua escolha.

Amarelo: É a terceira estação e representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.

Verde: É a quarta estação e significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.

Azul: É a quinta estação, é atribuída à fidelidade significa a importância da lealdade para a ordem das Rainbow Girls, família e amigos.

Anil: É a sexta estação e retrata o patriotismo, representa a importância do respeito as leis de seu país e sua bandeira.

Violeta: A última cor, ou sétima estação, dá ênfase ao serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Rainbow Girls e membros maçônicos. 

Por fim, com a junção de todas as cores do Arco-íris, chega-se à cor Branca, simbolizando a pureza a sabedoria e a união de todas as cores do arco-íris.

A Ordem no Brasil
Em nosso país, as primeiras notícias sobre a Ordem foram trazidas pelo Mestre Maçom José Rodrigues Filho (Patrono do Arco-íris no Brasil), que teve suas aspirações encampadas pelo também Mestre Maçom João Chiarelli Salgado, grau 33°, sua esposa Mára Drummond Salgado e mais um grupo de Tios e Tias da Loja Maçônica Acácia do Oeste I nº 44 de Cascavel, Paraná.

No dia 16 de maio de 1992, foi fundada a Assembleia Caminho de Luz I, de Cascavel. O Tio Salgado foi nomeado pela Suprema Assembleia o Supremo Deputado da Ordem do Arco-íris para o Brasil, sendo o primeiro a exercer este cargo na América do Sul.

Hoje, na Grande Jurisdição do Paraná, temos Assembleias em 15 cidades do Paraná: Cascavel, Londrina, Astorga, Paranavaí, Francisco Beltrão, Umuarama, Arapongas, Cruzeiro do Oeste, Toledo, Rolândia, Ponta Grossa, Curitiba, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Goioerê.

Ainda fazem parte desta jurisdição Assembleias nas cidades de Guaraí e Araguaína, no Tocantins, em Belém, no Pará, Assembleias nas cidades de Mundo Novo e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e três Assembleias no Paraguay, sendo elas duas na cidade de Assuncion e uma na Ciudad Del Este.

Em solo brasileiro, temos ainda a Grande Jurisdição do Espírito Santo, e a Grande Jurisdição de São Paulo, a qual também abriga Assembleias de Minas Gerais e Distrito Federal.

A Grande Assembleia
É um evento anual e festivo, que ocorre sempre no mês de julho.

Tem como objetivo confraternizar as Assembleias para que as meninas possam se conhecer, trocar experiências e comemorar mais um ano de trabalhos realizados.

Todo ano uma Assembleia diferente sedia o evento que é destinado a tios, tias e meninas.

Durante a Grande Assembleia são realizadas Cerimônias e homenagens muito especiais. Entre elas destacam-se:

- Cerimônia do Coração das Cores

- Cerimônia da Grande Cruz das Cores

- Cerimônia de Maioridade

- Cerimônia de Memorial

- Comenda por Serviços Prestados

- Grandes Representantes

- Homenageados do Ano

- Instalação das próximas Grandes Oficiais

Durante todo o ano que antecede uma Grande Assembleia, meninas de todas as Assembleias se unem para trabalhar em prol da Filantropia Estadual.

Promovida pela Assembleia sede do evento, tem como o objetivo de atender uma ou mais instituições beneficentes, através de arrecadação de material, divulgação de serviços e auxílio nas atividades destas instituições.