Jurisdicionada à Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo

 ordem da cavalaria chevalier
templarios do século xxi


a ordem da cavalaria chevalier


A “Ordem da Cavalaria”, cujo nome oficial é “Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay” é uma organização complementar formado por DeMolays ativos que tenham entre 17 a 21 anos de idade. Foi criada em 1948, pelo Grande Conselho (DeMolay Internacional) e foi idealizada com o sentido de ser um corpo auxiliar da Ordem DeMolay voltado para DeMolays Ativos mais velhos.

Seu ritual foi escrito por Frank S. Land e foi fortemente inspirado no código de honra dos cavaleiros medievais. O nome de cada unidade administrativa da Ordem da Cavalaria é Priorado, e naquela época, cada capítulo poderia solicitar a fundação de seu Priorado, sendo que o Priorado teria o mesmo nome do Capítulo.

Desde então, a Ordem da Cavalaria tem trabalhado como uma organização afiliada à Ordem Demolay, tendo por objetivo o desenvolvimento intelectual e filosófico de seus membros como um todo, tornando-os melhores DeMolays e acima de tudo, melhores cidadãos.

Não sendo uma honraria ou prêmio, esta Organização Afiliada possui seus próprios rituais e oficiais que se organizam em unidades, análogas aos Capítulos DeMolays, conhecidas como “Priorados”.

A principal função de um Priorado é realizar trabalho de orientação sobre os aspectos internos da Ordem DeMolay, como procedimentos ritualísticos e litúrgicos, história da Ordem DeMolay, e ensinamentos sobre a organização e funcionamento da Ordem DeMolay em seus diversos níveis.

A Ordem da Cavalaria é um verdadeiro laboratório filosófico da Ordem DeMolay, onde os jovens têm a oportunidade de aprimorar seus estudos através de debates filosóficos sobre variados assuntos da ordem, como ritualística, história da Ordem DeMolay e da Cavalaria, assuntos da atualidade dos jovens, relacionando-os aos elementos filosóficos da Ordem, entre outros.

De forma análoga à vida escolar, podemos dizer que a Cavalaria está na vida de um Demolay como uma Pós-Graduação na vida de um estudante, já que esta não substitui a necessidade de uma graduação, mas amplia o campo de conhecimento e as oportunidades de trabalho. Assim, o jovem cavaleiro tem a chance de vivenciar novas experiências com maior troca de informações sobre assuntos que, muitas vezes por questão de tempo, outras necessidades e até mesmo diferenciação de graus, não são pertinentes a um Capítulo Demolay.

Por ser dedicado ao estudo e ao conhecimento, o tempo das reuniões na Ordem da Cavalaria é escasso para assuntos administrativos, o que justifica o fato dos Priorados não praticarem ações de filantropia ou eventos para arrecadação de dinheiro; tais atividades são delegadas aos capítulos.

Não cabe aos Priorados, ao contrário do que se costuma pensar, dar regularmente instrução aos capítulos, uma vez que essa tarefa cabe aos oficiais da Ordem Demolay. Os estudos feitos pelos Membros da Ordem da Cavalaria podem sim ser repassados aos capítulos, a título de fomentação cultural dos membros.

Cita-se a oportunidade do Priorado realizar atividades conjuntas para a integração dos capítulos, como campeonatos esportivos, ou ainda outros eventos similares. Porém não se pode perder o foco da real finalidade dessa instituição