Jurisdicionada à Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo

ordem demolay
capítulo cosmópolis 14-700


a ordem demolay


A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado desde de sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”.

Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 à 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Ao contrário do que muitos pensam, nós não somos uma instituição Maçônica Juvenil, mas, unificada e dirigida por Maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, em Kansas City, EUA.

Para conhecedores de história geral existem pontos que ficam gravados na memória pela força que certos fatos evidenciam a própria história. Um deles foram as cruzadas.

As cruzadas, criadas com o fim específico de defender a terra santa e lugares sagrados foram organizados pelos cavaleiros templários também chamada de pobres cavaleiros de cristo e do Templo de Salomão, esta ordem foi fundada no ano de 1118.

No ano de 1244 nasceu na cidade de Vitrey França Jacques Demolay e logo aos 21 anos de idade Demolay ingressou a ordem dos templários.

Em 1293 Jacques Demolay foi nomeado para a posição mais alta da ordem, a de Grão mestre.

Entretanto as cruzadas não estavam atingindo seus objetivos, os sarracenos derrotaram os cruzados em batalhas e capturaram muitas cidades.

Em vez de apoio público os templários atraíram atenção dos lados poderosos que estavam interessados em obter seu poder e riqueza , nas ninguém podia prever seu fim brusco e trágico.

O ano de 1307 é marcado com o começo das perseguições aos cavaleiros Templários.

O rei Felipe o belo da frança cujo ingresso na ordem teria sido negado junto com a ajuda do papa Clemente a quem devia sua posição ao rei mandou prender Jacques Demolay e todos os templários que submetidos ao tribunal da inquisição foram acusados de hereges.

Após 7 anos de torturas Jacques Demolay solicitou ser ouvido outra vez, e quando todos esperavam que ele fosse confessar suas culpas e pedir perdão ao papa e misericórdia ao rei ele disse:

"Eu tenho realmente confessado que a ordem é culpada, mas tenho feito isso para me salvar de terríveis torturas, a Vida é oferecida para mim, mas ao preço de forma indigna a vida não vale".

Após essas declarações Jacques DeMolay foi condenado a morrer na fogueira por crimes infames e de heresia.

Ele foi queimado no poste por não trair seus irmãos e seguidores.

Este foi o relato que o Frank Sherman Land contou a nove jovens que não tiveram mais dúvidas em relação a um nome para a ordem.

Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição da honestidade, da lealdade e do amor fraterno.

Nós reverenciamos sua memória e tentamos viver nossas vidas baseadas nestes princípios, ideais com que qualquer jovem pode conviver.