Jurisdicionada à Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo

ordem demolay
capítulo cosmópolis 14-700


os graus da ordem demolay


GRAU INICIÁTICO

É a primeira instrução, por assim dizer, que passam àqueles que definitivamente ingressam na Ordem DeMolay.

Um período de instrução que proporciona ao membro conhecer e assimilar um pouco da filosofia DeMolay, segundo as virtudes que lhes são apresentadas em nossas cerimônias.

Durante o grau iniciático, serão observados todos os trabalhos que o recém iniciado realizará junto ao seu grupo, com o intuito de desenvolver a Ordem, ajudar o próximo e menos favorecidos, seguir as virtudes e aprender sobre a Ordem DeMolay.

Ritualisticamente, o grau iniciático representa a passagem do saber para o não saber; o candidato de 13 a 21 anos de idade, já possui uma bagagem de aprendizagem escolar e costumeira e, durante a iniciação, este desaprende o que já aprendeu.

GRAU DEMOLAY

O grau DeMolay vem trazer uma lição de vida inspirada na história da Ordem DeMolay.

É uma oportunidade de acesso a uma parte da história da humanidade de que pouco se fala.

Uma vez assistido esse grau, o jovem acrescenta a seu caráter uma grande lição que lhe ajudará no decorrer de sua vida. Nele, o espírito de liderança se desenvolve, ficando o jovem apto a administração de seu Capítulo.

LEGIÃO DE HONRA (LOH E HLOH)

É a maior honraria e mais alto grau da Ordem DeMolay. Ela foi criada em 1925 e é dada a Seniores DeMolay's com mais de 25 anos ou Maçons com mais de 30 (Legião de Honra Honorária) que tenham mostrado liderança notável em algum campo do empreendimento humano.

A investidura da Legião de Honra possivelmente é a mais bonita e inspiradora de todas as cerimônias DeMolay's.

Somente o Grande Mestre Tio Mansur possui a Legião de Honra (honorária) no Brasil, graças aos seus serviços prestados: mais de 10.000 jovens que fizeram um dos mais sublimes juramentos.

A insígnia do Legionário é uma cruz com esmalte vermelho e azul suspensa por um cordão vermelho (branco para a Legião de Honra Honorária), e um anel com uma cruz de malta vermelha (prateada para a Legião de Honra Honorária) usado no dedo pequeno da mão direita.

Os Legionários se reúnem em Preceptórios da Legião de Honra cuja obrigação é investir os designados na Legião de Honra e de cumprirem a Observância Anual dos Legionários a cada dia 18 de março.

Além do juramento público, é prestado um "Juramento Secreto" do qual somente os Legionários o conhecem.