Jurisdicionada à Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo

ordem internacional do arco-íris
assembléia horizonte fraterno nº 5


a ordem no brasil


Em nosso país, as primeiras notícias sobre a Ordem foram trazidas pelo Mestre Maçom José Rodrigues Filho (Patrono do Arco-íris no Brasil), que teve suas aspirações encampadas pelo também Mestre Maçom João Chiarelli Salgado, grau 33°, sua esposa Mára Drummond Salgado e mais um grupo de Tios e Tias da Loja Maçônica Acácia do Oeste I nº 44 de Cascavel, Paraná.

No dia 16 de maio de 1992, foi fundada a Assembleia Caminho de Luz I, de Cascavel. O Tio Salgado foi nomeado pela Suprema Assembleia o Supremo Deputado da Ordem do Arco-íris para o Brasil, sendo o primeiro a exercer este cargo na América do Sul.

Hoje, na Grande Jurisdição do Paraná, temos Assembleias em 15 cidades do Paraná: Cascavel, Londrina, Astorga, Paranavaí, Francisco Beltrão, Umuarama, Arapongas, Cruzeiro do Oeste, Toledo, Rolândia, Ponta Grossa, Curitiba, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Goioerê.

Ainda fazem parte desta jurisdição Assembleias nas cidades de Guaraí e Araguaína, no Tocantins, em Belém, no Pará, Assembleias nas cidades de Mundo Novo e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e três Assembleias no Paraguay, sendo elas duas na cidade de Assuncion e uma na Ciudad Del Este.

Em solo brasileiro, temos ainda a Grande Jurisdição do Espírito Santo, e a Grande Jurisdição de São Paulo, a qual também abriga Assembleias de Minas Gerais e Distrito Federal.

 

Visualizar Arco-Íris no Brasil em um mapa maior