Outras Ordens Paramaçônicas


AMEM - Associação de Médicos Maçons

Fundada oficialmente no dia 06 de outubro de 2012 conta hoje com médicos maçons associados em 13 estados, São Paulo e Interior/SP e quatro associados nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Santa Catarina.

A AMEM é uma sociedade paramaçônica independente, legalmente constituída, filantrópica e sem fins lucrativos, que abriga em suas fileiras Irmãos médicos de todas as Potências, indistintamente, objetivando sua união fraterna e substancial, estimulando a formação de filiais nos diferentes Estados da União, visando ampliar sua abrangência, porém preservando a sua unidade; veicula informações de pesquisas médicas recentes, temas maçônicos e outros que possam envolver interesse da sociedade e seus membros e também estimular a filantropia dentro dos preceitos maçônicos a ser desenvolvida por seus afiliados, assim como ampliar o conhecimento maçônico entre seus associados.

    Web Site:

    --


Moto Clube Bodes do Asflato

O Moto Clube Bodes do Asfalto foi idealizado pelo irmão Edson Fernando Sobrinho∴, sendo fundado em 01 de agosto de 2003, tem a sua sede nacional na cidade Feira de Santana – Bahia. e representações em diversas cidades do Brasil e no exterior.

A idéia do moto clube surgiu de conversas entre Maçons integrantes da lista de discussão Atalaia, sendo inicialmente planejado para apoiar os Maçons Motociclistas, os quais, quando em viagem, viessem a necessitar de algum tipo de ajuda, o nosso “Moto Clube” aproximaria, através da fraternidade, os irmãos motociclistas com os irmãos das cidades onde ele passaria. Para mais informações acesse:


Ordem da Cavalaria Chevalier

A “Ordem da Cavalaria”, cujo nome oficial é “Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay” é uma organização complementar formado por DeMolays ativos que tenham entre 17 a 21 anos de idade. Foi criada em 1948, pelo Grande Conselho (DeMolay Internacional) e foi idealizada com o sentido de ser um corpo auxiliar da Ordem DeMolay voltado para DeMolays Ativos mais velhos. Seu ritual foi escrito por Frank S. Land e foi fortemente inspirado no código de honra dos cavaleiros medievais. O nome de cada unidade administrativa da Ordem da Cavalaria é Priorado, e naquela época, cada capítulo poderia solicitar a fundação de seu Priorado, sendo que o Priorado teria o mesmo nome do Capítulo. Desde então, a Ordem da Cavalaria tem trabalhado como uma organização afiliada à Ordem Demolay, tendo por objetivo o desenvolvimento intelectual e filosófico de seus membros como um todo, tornando-os melhores DeMolays e acima de tudo, melhores cidadãos.

    Web Site:

    --


Clube das Acácias

O Clube tem por objetivo a prestação de serviços à comunidade, bem como promover o bom relacionamento entre pessoas, fortalecendo os laços fraternos e, em especial no seio da família, como célula indispensável na formação da sociedade, fortalecendo os valores básicos, morais e culturais que também são princípios básicos da Maçonaria. Sem compromisso de ordem política partidária, sem definição religiosa, porém respeitando todas as religiões, e sem preconceito racial, o Clube foi crescendo, amadurecendo e progredindo. O Clube das Acácias reunindo suas integrantes mensalmente, mas de tão intensas passaram a ser as suas atividades prestadoras de serviços assistenciais que entendeu-se ser necessário um maior número de reuniões, sendo que, atualmente, os encontros são realizados quinzenalmente.

    Web Site:

    --


Escoteiros do Brasil

Criado por Robert Baden-Powell em 1907, na Inglaterra, é um movimento educacional não-formal, centenário e atualizado pelo constante aperfeiçoamento. A proposta do Movimento Escoteiro é contribuir para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, por meio da vivência de atividades ao ar livre e em equipe, favorecendo o desenvolvimento da fraternidade, da liderança, solidariedade e responsabilidade, tendo por objetivos a realização pessoal e o bem-estar coletivo. No Estado de São Paulo, o Escotismo soma 22.600 membros distribuídos em 304 Grupos Escoteiros, que se empenham na complementação da formação de cada criança, adolescente e jovem. A União dos Escoteiros do Brasil é uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico. Desde 2004, há cooperação mútua entre a Grande Loja do Estado de São Paulo e a União dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo. Grupos Escoteiros espalham-se pelo mundo, sem discriminação de fronteiras, raças e credos: são cerca de 31 milhões de membros, presentes em 216 países.


Estrelas do Oriente

Fundada em 1850 por Robert Morris, Mestre Maçom e Grão Mestre do Estado de Kentucky (USA).É uma organização, instituída com a finalidade de congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo. Dela fazem parte homens, Mestres Maçons e, mulheres de bons princípios e valores espirituais, não sendo, contudo, uma religião, nem uma sociedade feminista, muito menos uma “maçonaria mista ou feminina”. Tem como propósito, através de seus trabalhos ritualísticos, ressaltar qualidades morais e espirituais; edificar o caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo.

    Web Site:

    --


Filhas de Jó

As Filhas de Jó Internacional é uma organização paramaçônica juvenil direcionada a meninas entre 10 e 20 anos e cujo objetivo é o aprimoramento social, intelectual e espiritual, com exercício da cidadania. As candidatas devem ter parentesco, por sangue ou por lei, com um Maçom ou uma Filha de Jó. A ordem foi fundada em 1920, nos Estados Unidos, pela senhora Ethel Tereza Wead Mick, membro da Ordem da Estrela do Oriente, com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska e do Grande Capítulo de Nebraska da Ordem da Estrela do Oriente. As Filhas de Jó estão presentes em diversos países, como Estados Unidos (sede do Supremo Conselho Guardião), Canadá, Filipinas, Austrália e Brasil, contando aqui com quase 5 mil membros ativos, através dos 250 Bethéis espalhados pelo país. O primeiro Bethel brasileiro foi instalado na cidade do Rio de Janeiro, em 1993.

    Web Site:

    --


Lowtons

Podem ser adotados como Lowtons os filhos, enteados e netos (de ambos os sexos) de maçons, desde que tenham entre 7 e 14 anos de idade. Ao adotar esses jovens, a Loja Maçônica contrai a obrigação de servir-lhes de tutora e guia na vida social. O Lowton tem direito à assistência e proteção maçônicas por intermédio dos Irmãos da Loja que realizou a adoção e, se for do sexo masculino, de ser iniciado na Maçonaria, aos 18 anos. A denominação Lowtons tem uma origem muito antiga e significa “jovem lobo”, designação que remonta aos Mistérios de Ísis. Seus membros devem trajar roupa branca, visto como símbolo da pureza do infante.

    Web Site:

    --


Pelicanos do Asfalto

A Comissão Pelicanos do Asfalto foi criada em 2005. Tem como meta a prática da caridade, além de criar e possibilitar encontros na comunidade maçônica. O grupo é formado por Maçons (motociclistas ou não) e familiares, mas também participam amigos não-maçons, na qualidade de simpatizantes. Seus membros são cidadãos de comportamento social exemplar, que devem preservar a paz e praticar a solidariedade e a filantropia nos passeios. Em 2008, e então Grão-Mestre Francisco Gomes da Silva vinculou os Pelicanos do Asfalto à Grande Secretaria das Entidades Paramaçônicas. Para maiores informações, acesse o site.


Pledges

A Ordem Internacional das Pledges é uma organização para meninas de 7 a 11 anos de idade e tem como finalidade o ensino de liderança, lealdade, fraternidade e os valores familiares. As Assembleias são patrocinadas por Lojas Maçônicas, possuem um Conselho Consultivo formado por adultos e têm como orientadora a Mãe Pledge. Aos 11 anos, as meninas Pledges estão prontas para ingressar na Ordem Internacional do Arco-Íris. As reuniões são realizadas a cada 15 dias em Templos Maçônicos ou em Salas Capitulares.

    Web Site:

    --


Távola Redonda

A Ordem dos Escudeiros é uma organização para crianças do sexo masculino que possui como propósito formar bons futuros jovens a sociedade. Embasada nos ensinamentos de SABEDORIA, VERDADE e JUSTIÇA, a Ordem transmite a seus membros valores e virtudes que são fundamentais na formação de futuros cidadãos de bom caráter na sociedade; acostumando os pequenos garotos desde cedo a lidarem com disciplina, exercitar a oratória em público, realizar trabalhos socioeducativos, além da importância de trabalhar em grupo. A Távola Redonda refere-se à figura lendária do Rei Arthur, que traz consigo inúmeras histórias, onde os mais valorosos cavaleiros se reuniam em torno de uma mesa redonda reafirmando os sentimentos de igualdade, amizade e perfeição. Todas as histórias além de seus ideiais são usados como método de aprendizagem e desenvolvimento dos escudeiros durantes as cerimônias.

    Web Site:

    --