17 Questões Sobre Maçonaria
O que é Maçonaria?
O que é o Rito Escocês?
Se a Maçonaria não é uma religião, por que usa um ritual?
O que é um templo maçônico?
O que do é DeMolay?
O que é Arco-íris?
O que é o avental maçônico?
O que pensa a Maçonaria do racismo?
A Maçonaria é uma elite?
Uma vez iniciado na Maçonaria, uma pessoa jamais poderá desfiliar-se?
A Maçonaria é uma sociedade secreta?
A Maçonaria é uma religião?
Quais são as exigências para se tornar um Maçom?
Como se faz para ser um maçom?
Um religioso pode ser um Maçom?
Onde posso encontrar livros sobre a Maçonaria?
Como surgiu a Maçonaria no Brasil?
1- O que é Maçonaria?
Maçonaria é uma ordem cujas doutrinas básicas são amor fraterno, auxílio mútuo, filantropia e constante busca da verdade. Os maçons se esforçam para desfrutar da companhia de seus irmãos, ajudando-se em tempos de dificuldade pessoal e reforçamos valores morais essenciais. Um antigo provérbio maçom diz que a Maçonaria ensina os homens a serem bons e os que já o são, ela os torna melhor. Como os homens são um produtos do meio, a Maçonaria oferece uma oportunidade para se entrar em contato regular e agradável com homens de caráter, reforçando o próprio desenvolvimento pessoal e moral, num clima de companheirismo e fraternidade. Para manter esta fraternidade, é proibida a discussão de religião e política dentro das lojas, uma vez que estes assuntos dividiram frequentemente os homens ao longo da história. A Maçonaria encoraja um homem a ser religioso sem defender uma religião em particular, tanto quanto incentiva que ele seja ativo na comunidade, sem defender um sistema ou partido político em particular.
Os Maçons, também conhecidos como pedreiros, não encontram na Maçonaria ensinamentos sobre a arte da construção, como o faziam os Maçons operativos da Idade Média. O trabalho atual da Maçonaria usa os símbolos do pedreiro como uma para o desenvolvimento moral. Assim, as ferramentas comuns que eram usado nos canteiros medievais, como o maço, o cinzel, o nível, o prumo e outros, têm cada uma um significado simbólico na Maçonaria.A Maçonaria se distingue de outras ordens fraternais por sua ênfase no caráter moral, no seu sistema de rituais e na sua longa tradição, com uma história que data aproximadamente do século XVII.Há três graus em Maçonaria. Outros corpos conferem graus adicionais, até o 33º no Rito Escocês, mas nas lojas normais ou simbólicas, tem-se os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre.A maioria das lojas tem reuniões regulares e semanais e congregam-se em Potências Maçônicas, chamadas Grandes Orientes ou Grandes Lojas.
2- O que é o Rito Escocês?
O escocês de Rito é um corpo de normas que regem os trabalhos de uma Loja, quando em reunião regular. É o rito mais praticado no Brasil, enquanto que o mais utilizado no mundo é o Rito de York ou Rito Emulação. As diferenças entre eles não chegam a ser significativas. Outros ritos, como o Brasileiro, o Moderno e o Adonhiramita convivem com os dois primeiros.
3- Se a Maçonaria não é uma religião, por que usa um ritual?
A relação entre ritual e religião é muito frequente, mas se analisarmos o assunto vamos notar que os rituais são uma parte de nós que nós pouco notamos. Ritual é simplesmente a maneira como algumas coisas são feitas, uma espécie de procedimento padrão para impor ordem e disciplina aos trabalhos. Uma reunião de condôminos obedece uma ordem determinada, da mesma forma como uma reunião de pais e mestres num colégio. Sem essa sequencia de atos a serem vencidos temos a baderna e a perda de tempo. O resultado será sempre questionável. Há rituais sociais ou convenções que nos dizem devemos nos Apresentar às pessoas, como participar de uma conversação, esperando por uma pausa, como enfrentar uma fila, com paciência, sem empurrar ou tentar passar à frente com algum tipo de artifício.
A Maçonaria usa um ritual porque é um modo efetivo para ensinar idéias importantes. Além disso, o ritual Maçônico é muito rico e muito antigo, remontando aos primórdios de sua criação.
4- O que é um templo maçônico?
Templo é o local onde se realizam as reuniões regulares das Lojas Maçônicas. Essas reuniões, nos seus primórdios, não eram feitas em um local específica. A partir da construção do Fremason's Hall, na Inglaterra, em 1776, as reuniões ganharam um local fixo. Muitas lojas, em função do tamanho de seu quadro, utilizam as instalações ou templos de outras lojas.
Esse templo tem algum caráter religioso?
Não e isso pode ser observado na própria definição da palavra. Templo pode ser um edifício de tamanho imponente, que serve o público ou uma organização de algum modo especial, não tendo, necessariamente, caráter religioso.
5- O que é a Ordem DeMolay?
A Ordem Internacional DeMolay é uma organização fraternal que congrega jovens entre 13 e 21 anos, fundada na cidade de Kansas, Missouri, em 24 de março de 1919, por Frank Sherman Land. Os Capítulos DeMolay são patrocinados por Lojas Maçônicas, cujos membros fazem parte do seu Conselho Consultivo.
Os Capítulos DeMolay celebram reuniões semanais, valendo-se de um ritual própria para direcionar essas reuniões. Além disso, promovem atividades que incluem torneios, eventos sociais, filantrópicos, cívicos, etc. Seu nome vem de Jacques DeMolay, que foi último dos Cavaleiros Templários a ser executado pela Inquisição, em 18 de março de de 1314.
6- O que é a Odem Arco-íris?
A Ordem Internacional Arco-íris para Meninas é uma organização para meninas de 11 a 20 anos idade, sendo a correspondente feminina da Ordem DeMolay, com quem frequentemente desenvolve atividades conjuntas, com o mesmo objetivo fraterno.
7- O que é o avental maçônico?
Durante a cerimônia da iniciação, o Maçom é revestido com um avental branco, símbolo do trabalho. Ao atingir o grau de mestre, esse avental é trocado por um outro, com as cores do rito, normalmente vermelho e/ou azul. Assim como os antigos pedreiros utilizavam seu avental como proteção, simbolicamente o Maçom, quando em Loja, usa o seu avental para realizar seus trabalhosos rotineiros.
8- O que pensa a Maçonaria do racismo?
Para a Maçonaria, todos os homens foram feitos iguais, não havendo, entre seus membros, distinção de raça, crença ou cor.
9- A Maçonaria é uma elite?
Se considerarmos que apenas são convidados a participar da Maçonaria homens virtuosos e representativos da sociedade, pode-se dizer que ela é uma elite, embora o correto seja afirmar que ela impõe critérios rigorosos para a iniciação de um novo membro. Costuma-se dizer que o que no homem comum é uma virtude, no Maçom é uma obrigação.
10- Uma vez iniciado na Maçonaria, uma pessoa jamais poderá desfiliar-se?
Não há esse impedimento. Desejando afastar-se da Maçonaria, basta que o Maçom requeira seu afastamento a sua Loja, pois isso é um direito seu. A Maçonaria preza a liberdade de seus membros e defende-a tanto quanto luta para preservar a liberdade dos cidadãos em geral.
11- A Maçonaria é uma sociedade secreta?
Não, pois a localização de seus templos é conhecida e pode ser encontrada facilmente em qualquer lista telefônica. Suas reuniões são secretas, porque reservadas apenas aos membros efetivos, diferentemente de uma sociedade secreta, cuja existência é desconhecida ao público e negada por seus participantes.
As reuniões são fechadas para preservar os segredos maçônicos, que são principalmente seus modos de reconhecimento, como sinais, cumprimentos e frases pelos quais os Maçons se reconhecem um ao outro.
12- A Maçonaria é uma religião?
Não, a Maçonaria não é uma religião, mas defende a existência de um Ser Superior ou Princípio Criador. Uma religião é muito mais complexa, implicando em detalhes como a existência de um plano para salvação ou caminho pelo qual se alcança uma recompensa depois da vida. Implica também numa teologia que tenta descrever a natureza Deus e divulga a descrição de modos ou práticas pelo qual um homem ou um mulher podem buscar comunicar-se com Deus. A Maçonaria não faz nenhum dessas coisas. Apenas abre e fecha seus trabalhos com uma oração e ensina que nenhum homem deveria começar qualquer empresa importante sem antes buscar apoio espiritual em Deus. Apesar disso, não ensina aos homens como eles devem rezar ou o que devem pedir. Ao invés disso, prega que cada um tem que achar suas respostas para suas grandes perguntas na sua própria fé, na sua igreja, sinagoga ou templo religioso.
13- Quais são as exigências para se tornar um Maçom?
É necessário que o candidato prime pela moral e pelos bons costumes. Deve ter uma profissão definida que lhe garanta a subsistência.
14- Como se faz para ser um maçom?
É preciso que o candidato seja indicado por um Mestre Maçom e tenha a sua iniciação aprovada pela Loja. Ninguém se inscreve para ser maçom. Por suas qualidades, ele é notado por um maçom que o indica para sua Loja. Todo um processo de admissão é desenvolvido, quando o candidato é ouvido, bem como sua família. Nesta fase, são prestadas informações preliminares sobre a Ordem Maçônica, seus objetivos e atividades.
15- Um religioso pode ser um Maçom?
Nada impede que um religioso seja aceito como maçom. O que jamais se verá, no entanto, é um ateu sendo recebido na Maçonaria, pois um dos princípios básicos para admissão na Ordem é a crença num Ser Supremo.
16- Onde posso encontrar livros sobre a Maçonaria?
Existem editoras especializadas em publicar livros maçônicos. Pelo seu conteúdo, alguns têm sua leitura restrita apenas a Maçons, enquanto que outros, pelo conteúdo histórico ou explicativo, são acessíveis aos não-iniciados. Uma editora conceituada seguramente prestará as informações necessárias e fornecerá uma lista de livros recomendados.
17- Como surgiu a Maçonaria no Brasil?
Maçonaria é a mais velha fraternidade no mundo. Provavelmente surgiu nos canteiros de obras dos castelos e catedrais da Idade Média. Em 1717, A Maçonaria criou uma organização formal na Inglaterra, quando a primeira loja foi formada. A partir daí, levada pelo seu lema principal, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, espalhou-se pela Europa e pelo mundo, chegando à América e ao Brasil. Para saber mais sobre o assunto, consulte o texto Historia da Maçonaria no Brasil.