Assembleia Horizonte Fraterno Nº 5 - Garotas do Arco-Íris
A Ordem Internacional do Arco-Íris Para Meninas
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização maçônica para a juventude com o objetivo de gerar líderes. Fundada nos Estados Unidos da América em 1922, pelo Maçom Mark Sexson. Ele sentiu a necessidade de reunir a família maçônica. Vale ressaltar, que para uma garota se filiar, não é necessário parentesco maçônico. Na época já existiam a Ordem DeMolay e a Ordem Estrela do Oriente. mas faltavam as meninas. A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização de construção de caráter para jovens entre 11 a 20 anos de idade, seu objetivo é promover a comunicação efetiva, habilidades de liderança e principalmente servir à comunidade. Há Assembleias do Arco-Íris em diversos países, entre eles: Austrália, Filipinas, Alemanha, Canadá, Japão. Aqui no Brasil, contamos com Assembleias em São Paulo, Espírito Santo, Paraná e no Distrito Federal.
As sete virtudes
A Ordem do Arco-Íris destaca sete virtudes (assim como os DeMolays), representadas por suas cores, estrategicamente colocadas em forma de um arco. Cada estação é representada por uma cor, e cada cor, ensina uma das sete lições do Arco-Íris:
Vermelho: É a primeira estação e representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.
Laranja: É a segunda estação e representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja de sua escolha.
Amarelo: É a terceira estação e representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.
Verde: É a quarta estação e significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.
Azul: É a quinta estação, é atribuída à fidelidade significa a importância da lealdade para a ordem das Rainbow Girls, família e amigos.
Anil: É a sexta estação e retrata o patriotismo, representa a importância do respeito as leis de seu país e sua bandeira.
Violeta: A última cor, ou sétima estação, dá ênfase ao serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Rainbow Girls e membros maçônicos.
Por fim, com a junção de todas as cores do Arco-íris, chega-se à cor Branca, simbolizando a pureza a sabedoria e a união de todas as cores do arco-íris.
No dia 16 de maio de 1992, foi fundada a Assembleia Caminho de Luz I, de Cascavel. O Tio Salgado foi nomeado pela Suprema Assembleia o Supremo Deputado da Ordem do Arco-íris para o Brasil, sendo o primeiro a exercer este cargo na América do Sul.
Hoje, na Grande Jurisdição do Paraná, temos Assembleias em 15 cidades do Paraná: Cascavel, Londrina, Astorga, Paranavaí, Francisco Beltrão, Umuarama, Arapongas, Cruzeiro do Oeste, Toledo, Rolândia, Ponta Grossa, Curitiba, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Goioerê.
Ainda fazem parte desta jurisdição Assembleias nas cidades de Guaraí e Araguaína, no Tocantins, em Belém, no Pará, Assembleias nas cidades de Mundo Novo e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e três Assembleias no Paraguay, sendo elas duas na cidade de Assuncion e uma na Ciudad Del Este.
Em solo brasileiro, temos ainda a Grande Jurisdição do Espírito Santo, e a Grande Jurisdição de São Paulo, a qual também abriga Assembleias de Minas Gerais e Distrito Federal.
A Grande Assembleia
É um evento anual e festivo, que ocorre sempre no mês de julho.
Tem como objetivo confraternizar as Assembleias para que as meninas possam se conhecer, trocar experiências e comemorar mais um ano de trabalhos realizados.
Todo ano uma Assembleia diferente sedia o evento que é destinado a tios, tias e meninas.
Durante a Grande Assembleia são realizadas Cerimônias e homenagens muito especiais. Entre elas destacam-se:
- Cerimônia do Coração das Cores
- Cerimônia da Grande Cruz das Cores
- Cerimônia de Maioridade
- Cerimônia de Memorial
- Comenda por Serviços Prestados
- Grandes Representantes
- Homenageados do Ano
- Instalação das próximas Grandes Oficiais
Durante todo o ano que antecede uma Grande Assembleia, meninas de todas as Assembleias se unem para trabalhar em prol da Filantropia Estadual.
Promovida pela Assembleia sede do evento, tem como o objetivo de atender uma ou mais instituições beneficentes, através de arrecadação de material, divulgação de serviços e
auxílio nas atividades destas instituições.